domingo, 5 de outubro de 2014

Aonde foi que Sansão Errou!!!





Logo após a morte de Josué filho de Num, Sucessor de Moises, a jovem nação de Israel, passaria por um período de instabilidade, aonde não conseguia manter um padrão moral exigido por Deus.
Nessa  época  a  nação  seria governada por Lideres, chamados Juízes, o primeiro Juiz foi Otniel “ em algumas traduções Otoniel”, e o ultimo Samuel, nessa matéria falaremos um pouco sobre o 13º Juiz de Israel “Sansão”.
Sansão era um nazireu da tribo de Dã, e a Bíblia no livro de Juízes deixa bem claro  “O Espirito do SENHOR era sobre ele”, e por 20 anos Sansão Julgou a Israel, todos já ouvimos falar como ele rasgou um leão, ou como arrancou as portas da entrada de uma cidade e as deixou no cume de um monte, ou a passagem mais conhecida aonde ele fere mil filisteus com uma queixada de jumento.
Se hoje Sansão fosse membro de nossa Igreja com certeza ele teria muito testemunho para contar, muita obra para relatar, nos contaria muitos milagres. Deixar-nos-ia perplexos.
Sansão tinha algo que o diferenciava de todos os seus antecessores e de seu sucessor, ele não precisava de um exercito, tamanha era o operar de Deus na Vida dele, que não era necessário chamar por ajuda de mais ninguém.
Mas, todos conhecemos o seu final, foi cegado e no final vingou a cegueira de seus dois olhos matando todos os que estavam no templo de dagom, mais isso também custou a sua vida, o que queremos refletir é como alguém tão cheio do Espirito do Senhor pode Cair desse Jeito.
Eu particularmente não concordo que um homem que matou tantos homens foi vencido por uma mulher “Dalila”, não subestimando a capacidade de mulher alguma, longe de mim isso, mas, arrazoando que quando Sansão cedeu a Dalila ele já estava em queda.
Antes mesmo de ter seus olhos cegados pelos filisteus, Sansão já tinha sua visão espiritual cegada pelo pecado, Não foi Dalila que venceu Sansão, foi a sua desobediência que o venceu, ele foi vencido pela arrogância, pois se achava autossuficiente, melhor do que todos, e que não precisava se submeter aos mandamentos de Deus.
Vale lembrar que antes mesmo de Dalila, ela já tinha tomado por mulher, uma mulher que não era das tribos de Israel, o que na época para nenhum Israelita era permitido: “ Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Deuteronômio 7:1-3

Sansão era Nazireu e Jamais poderia ter tocado no cadáver do Leão e nem ter tomado Vinho, ”O Senhor disse ainda a Moisés:  "Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como nazireu,  terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas. Enquanto for nazireu, não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas.  "Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça. Durante todo o período de sua separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus. Números 6: 1 – 7”

E não bastando toda essa desobediência, Sansão ainda se relacionava  com prostitutas e por final escolhe mais uma vez como mulher, uma mulher que não é das tribos de Israel “Dalila”.

Sansão hoje tipifica com muitos crentes que por acharem que Deus os usa, e faz milagres na vida deles, eles podem andar como bem quer, tenho certeza que Sansão era aconselhado por algumas pessoas na sua época, com certeza havia quem lhe dizia: cuidado Sansão você precisa se consagrar mais, isso que você esta fazendo é errado, mas, assim como muitos hoje em nossos dias, Sansão não tinha a sua atenção voltada para os mandamentos de Deus, mais sim, nas realizações dos milagres, das proezas e dos elogios, ele achava que pelo fato de Deus estar operando através dele, as coisas erradas  que ele fazia era tolerado por Deus, esquecendo-se que Deus não faz acepção de pessoas, e ainda diz:” Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo. Leviticos 11:44”
Deus usa de quem Ele quer, usa do Justo, usa do ímpio, usa do homem, usa do animal (como a Baleia que engoliu Jonas, ou os corvos que levaram comida a Elias, ou a Jumenta que Falou com Balaão etc...) , mas o homem ou a mulher usado(a) por Deus, jamais devera se sentir especial, ou acima do bem e do mal.
Não existe exceção a doutrina deve ser guardada por todos e aqueles que se sentem usados por Deus devem sim, fazer a vontade de Deus, mas.... com toda a santidade: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente… Jeremias 48:10 ”
E pra finalizar:  O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. 2 Crônicas 15:2

Nos Laços do Calvário Que Nos Une!!!

S.Silva

Nenhum comentário: