terça-feira, 1 de outubro de 2013

OSCULO SANTO & VÉU

Sempre que ouvimos alguém falar da “superioridade da Congregação Cristã no Brasil”, geralmente a justificativa vem acompanhada de que, somente a congregação tem a genuína doutrina, pois é uma igreja que usa o véu, e que os irmãos dão o osculo santo “entre sí”, e essa seria a prova de que a congregação é a única igreja certa.
Mas.... será mesmo que o osculo que a Congregação da é o osculo santo, e que a mulher que ora ou profetiza na igreja esta desonrando a si mesma?
Como Cristão, tenho por regra de fé e pratica a Bíblia, e é nela que deve estar fundado a nossa fé, levando isso em consideração, eu vou provar que o osculo “santo que a Congregação dá” nada tem a ver com o osculo dos dias de Jesus.
Primeiro o Osculo da Congregação é dado só entre os domésticos da mesma fé (ou seja um membro da congregação só pode oscular outro membro da congregação)
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?  E, se saudardes unicamente os  irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus, ou seja, Jesus deixou clara a sua posição, de que a saudação deve ser dada a todas as pessoas, e não somente entre os irmãos, ao ensinar ao contrario a Congregação distorce a palavra de Deus.
Segundo  o Osculo da Congregação, é evitado no meio de pessoas que não são da congregação, “a não ser que essas pessoas estejam num culto na Congregação”
Segundo é dito, não se saúda com o osculo no meio de pessoas em outros lugares para que não haja escândalo, isso nos faz lembrar de um certo homem que convidou Jesus para uma refeição, alem de Jesus, não sabemos ao certo quantas pessoas tinham lá. Pois naquela época, as refeições para convidados era um banquete, aonde vinham muitas pessoas, bem, não quero fugir do texto, não sei precisar quantas pessoas estavam La, mas, a Bíblia é bem clara: uma prostituta também estava lá, e o tal homem não saudou a Jesus, e Jesus não gostou: E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Essa idéia de esconder a saudação em publico para evitar escândalo, não era compartilhada por Jesus não, aliais ele já havia dito: E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.
Terceiro qual era o propósito do osculo.:
O osculo nada mais era, do que a forma como as pessoas se cumprimentaram nos dias de Jesus, eles não tinham por costume apertarem a mão, como nos temos, mas sim, dar um beijo, como algumas pessoas hoje em nosso meio também fazem, ao dizer que eram para saudarem com um osculo santo, Jesus estava dizendo: quando você cumprimentar alguém faça com sinceridade e amor, pronto é só isso, se Paulo que escreveu Saudai-vos uns aos outros com o osculo santo, estivesse entre nós, ele diria, aperte a mão de  quem você for cumprimentar com muito amor e sinceridade, prova disso é que: nos lugares que os crentes da congregação se sentem “envergonhados” de dar um beijo, eles cumprimentam apertando a mão, ou ate acenam de longe com a mão, e esta feito o cumprimento, caso o osculo santo fosse tão importante e obrigatório, eles teriam que dar ele independente das criticas que receberiam, e não se esqueçam nem todo o osculo é era santo, Judas traiu Jesus com um osculo.
Agora Vamos pro véu:
Que tanta santidade tem num pedaço de pano? já ouviu falar no santo sudário, o pano La que muito dizem ter o rosto de Jesus, pois é na congregação também tem um pano famoso, o véu.
Diz a Passagem Bíblica: Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada, duas coisas chamam a atenção aqui a primeira é que Paulo não diz que a mulher desonra a Igreja, mas sim que ela desonra a sua própria cabeça. E a segunda é que ele diz que é como se ela estivesse cabeça rapada.                
Cabeça...  Entendemos o que Paulo disse, mas será que entendemos o que Paulo quis dizer? A mulher desonra sua própria cabeça, mas como poderia uma mulher desonrar a sua própria cabeça? Mais  que cabeça Paulo estava querendo falar..... o que será que Paulo considerava a Cabeça da Mulher? Bem o jeito é procurar... só mais um pouco..... to chegando..... achei!!!  Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Pelo que entendo Paulo estava dizendo que a mulher que não usava o véu ao orar ou profetizar  desonrava o seu esposo.
Raspada.....A outra coisa que nos chama a atenção é  a palavra raspada, para isso precisamos entender um pouco da época da Cidade de Coríntios, pois foi pra ela que Paulo escreveu a carta.
Coríntios era uma cidade portuária, uma grande metrópole da época, aonde existiam grandes transações mercantis, os marinheiros passavam muito tempo  no mar, sem uma presença feminina, e quando desembarcam em Coríntios, iam direto procurar os “serviços” das profissionais do amor, inclusive mesmo hoje em nossos dias, nas localidades que existem portos, é comum a presença de prostitutas.
La em Coríntios também existiam as 1.000 sacerdotisas de Afrodite, elas se prostituíam no templo, e eram obrigadas a raspar a cabeça para se diferenciar das mulheres que não se prostituíam.
O  costume judaico ensinava que toda a mulher casada devia usar o véu, pelo que da  para  entender, uma mulher casada sem o véu, era facilmente confundida com uma “solteira disponível” e isso justifica o “Desonra a sua própria cabeça”  “o seu marido”, poderia ser confundida com uma prostituta,  enfim Paulo queria que as Irmãs não fossem confundidas com mulheres da vida, e o sinal externo do casamento era o véu, porem hoje em nossos dias não é, hoje é a aliança, é através da aliança que identificamos se uma mulher é ou não é casada, lógico que tem as que não usam, e que dependendo da situação freqüentemente, se colocam em condições de risco sendo  confundidas com as solteiras.
Fora isso olha que interessante, uma irmã num restaurante ao se alimentar, se ela for temente com certeza ela vai orar, ou se estiver num ônibus e surgir um ladrão, e começar a ameaçar todo mundo, nossa irmã temente vai clamar e vai orar, ou, ao fazer um prova, ou mesmo ao ser entrevistada para uma vaga de emprego, ela vai orar certo??? Só que se fossemos levar ao pé da letra o que Paulo escreveu, se ela estivesse sem o véu, ela jamais deveria orar, pois a sua oração estaria desonrando a sua própria cabeça, ai muitos vão dizer. Mas se não da pra por o véu, é motivo de força maior, ai pode orar sem o véu, enfim o ministério da congregação abre uma brecha, mas..... Paulo, não. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, Não encontramos nas Palavras de Paulo, uma exceção.

Nos Laços do Calvário Que Nos Une!!!

S.Silva

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom post, S. Silva.

Deve estar sendo perseguido até hoje, creio eu.

Anônimo disse...

A CCB pelo menos saúdam os irmãos na fé ao se despedir nos cultos de adoração Deus, e as outras que excluíram o ósculo santo, não saúdam nem na igreja e nem fora dela, nem os irmão de fé nem os estranhos a fé será que assim está mais correto?

Anônimo disse...

Engraçado tu explicou tanto como se fosse contra a esses pontos doutrinários, mas sempre no final acaba afirmando que é mandamento, mas que a CCB não está cumprindo da forma correta, quando diz que a Congregação abre brecha, mas Paulo não, então o que ele escreveu está correto sendo assim deve ser cumprido, mas mesmo assim a CCB na medida do possível está cumprindo todos os mandamentos deixado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e pelos apóstolos inspirados pelo Espírito Santo amém.

Servo de Jesus Cristo disse...

Suas palavras são incoerentes, não da pra se cumprir um mandamento de forma incorreta. Se a forma que o mandamento esta sendo realizado é incorreta, então ele não esta sendo cumprido e se for levar ao pé da letra, pode ter certeza a Congregação tambem não cumpre todos os mandamento, e você só diz que ela cumpre, pois ouviu os outros dizerem que ela cumpre, te convido a ler atentamente a Bíblia, se fizer isso sinceramente no proposito de conhecer a verdade que não esta em igreja nenhuma mas unicamente em Jesus Cristo, com certeza vce tera muitas surpresas