sábado, 1 de outubro de 2011

PAIS & FILHOS



Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. MARCOS 7: 6 e 7  

Na atualidade sou Professor de Escola Bíblica Dominical, e como professor tenho sempre que tomar alguns cuidados, dentre eles a obrigação de não passar preceitos errados aos meus alunos, sei que errar é humano, porem quando estamos ensinando a doutrina que O ETERNO, nos deixou, temos que tomar todo cuidado, pois encontra-se registrados em Apocalipse as seguintes palavras.: Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. APOCALIPSE 22:18 e 19
Se atentarmos para as palavras do Mestre em MARCOS 7: 6 E 7, ELE esta se dirigindo a um povo religioso, a um povo que tinha conhecimento Bíblico, mas era um povo por ele Reprovado eles ensinavam doutrinas que eram preceitos de homens.
Hoje existe um forte conflito justamente com a mocidade, são freqüentes as perguntas nas escolas Bíblicas Dominicais, posso usar piercing, posso usar brinco,  posso ter um corte de cabelo mas arrojado, posso fazer uma tatuagem, posso ir ao cinema, posso ir a praia, posso jogar bola, posso fazer academia, posso usar calça,  posso usar Bermuda, posso usar maquiagem
Muitos não admitem, mas é uma verdade, geralmente os Pais, querem que seus  filhos, sejam iguais a eles, pior ainda, muitos querem que os filhos vivam exatamente como eles (Os Pais) querem que seja.
Violam algo, chamado livre Arbítrio, ou seja, nossos filhos têm sim, direito a escolhas, e não precisam ser
Exatamente iguais as nossas.
Claro que desejamos o melhor para nossos filhos, mas cá entre nós, somos muito diferentes de nossos Pais, de nossos antepassados.
Nossos avós, comiam, vestiam, bebiam e viviam totalmente diferente de nós, hoje vemos obreiros que cortam o cabelo em cima com um numero de maquininha maior e em baixo com um numero de maquininha menor,  hoje vemos Pastores de Franjas e cabeludos,hoje vemos irmãs com a saia acima dos Joelhos, e com os ombros e decotes a amostra.
Hoje vemos Obreiros de bermudas e camisa de regata, hoje vemos Pastores de Óculos escuros, hoje Vemos Pastores de Corretinhas e pulseiras.
Hoje temos televisão, hoje muitos de nós lemos revistas falando de pessoas famosas (ou seja pura fofoca), hoje temos, Bateria,Pandeiro e outros instrumentos de Percussão dentro de Nossas Igrejas, sem falar nos Atuais Re-te-tés.
Hoje usamos tênis, hoje andamos de camisetas de manga curta, hoje usamos anéis, hoje vamos a praia.  
Se muitos irmãos de uns trinta ou quarenta anos atrás vissem como somos hoje, diriam que desviamos, e que não somos cristãos, e que nosso destino com certeza será o inferno.
Se formos sinceros e honestos com nós mesmo, admitiremos que muitas das coisas que acima mencionei, nos foram proibidas por nossos Pais e avós.
Eu mesmo em meus dias de mocidade, já fui proibido de: ter relógio, de usar tênis, de usar calça Jeans, de usar camisa estampada, de ver televisão, de ouvir radio, até de ler jornal impresso,e pasmem, minha denominação me incentivou a não cursar uma faculdade, baseado em.:O qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. II CORINTIOS 3:6, o versículo em si, não esta falando em nada de estudo secular, mas sim na lei do Antigo testamento, porem os que me ensinavam distorciam  o versículo.
Quando lembro dessas proibições, entendo que eram sem fundamento, mas, voltemos para Bíblia, no Antigo Testamento, existiam 613 mandamentos, 365 negativos (o que não deviam fazer) 248 Positivos (O que deviam fazer).
Resumindo eram muitos mandamentos, pra se ter uma idéia, os mandamentos regiam toda a vida Espiritual, Material, Social etc...
Ou seja, para tudo se tinha um mandamento, Paulo conheceu bem isso, pois antes de ser Cristão, foi Judeu, e olha só o que ele diz: Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. GÁLATAS 5:1,Devemos pois tomar todo o cuidado para não impormos uma vida de escravidão a nossos irmãos.

Muitos hoje, na maioria os mais antigos, ou alguns mais novos, de mente ainda fechada, querem nos escravizar, querem que vivamos uma vida sem liberdade
Quantos de nossos amigos saíram da Igreja, por causa de preceitos de homens? Com certeza vários,.e hoje vemos ai, tudo o que foi proibido na nossa juventude, sendo liberado para Igreja,
Existe ainda muito ASCETISMO dentro das Igrejas, uma das características do ascetismo é a abstenção dos prazeres dessa vida e do materialismo, muitos pensam que só porque alguma uma coisa nos da alegria e prazer, e não é espiritual, devemos rejeitá-la
Daí surge a “doutrina” de se proibir tudo, nada pode, mas o adultério continua correndo solto em muitos casamentos cristão, nada pode, mas a fofocada é cada vez maior, nada pode, mas a falta de amor aumenta cada dia mais, nada pode, mas os santões querem ser os donos da igreja, não tem amor por ninguém e gostam de cuidar da vida dos outros.
Olha só o que Paulo fala em relação a turma do “NADA PODE”  Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa;para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo,no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai,arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade,no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo;
tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos;e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne. COLOSSENSES 2
Ainda existem pessoas que pensam que só alcançaremos a Deus por meio das proibições, mas erram por não conhecerem as escrituras, pois a mesma diz: ·Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. II CORINTIOS 3:17
Vou ser bem honesto, certas pessoas vão ficando velhas, o corpo já não possui o formato e o vigor da mocidade, aos poucos vão perdendo os prazeres de coisas que antes tinham, e ai por não quererem mais nada, passam a querer que os outros também não queiram mais nada.
Devemos pois, nos preocupar sim, mas com o pecado, e pararmos de ficar implicando com essa nova geração, só devemos nos intrometer quando a atitude da mocidade ferir diretamente a moralidade e a Doutrina.
Não devemos esquecer que um dia todos já fomos jovens, e éramos jovens diferentes de nossos Pais.
Ame a seu filho, sua filha, compreenda suas fases, seja amigo, pois um dia partiremos para nossa ultima morada, e seria ótimo que deixássemos um exemplo, de termos sido um Ótimo Pai, um ótimo amigo.
Não se esqueça de que você e eu, somos por Jesus, conhecidos como servos Inúteis, pecamos todos os dias.sejamos pois, Pais, Irmãos e amigos de nossos filhos,.
Nos Laços do Calvário Que Nos Une!
S.Silva